Krautwickel (enrolado de repolho com carne)

IMGP0604

O Krautwickel é uma receita bem típica alemã. Nada mais é do que um enrolado de repolho com carne e especiarias. Fica uma delícia! Há muito tempo eu não fazia essa receita, mas essa semana resolvi fazer para o Otto experimentar e servi com molho de tomate e purê de batata doce. Ele adorou! É possível assar o enroladinho no forno ou fazer no fogo, em uma frigideira. Eu fiz das duas maneiras e no forno eu achei que o repolho fica mais gostoso porque ele acaba ficando meio “tostadinho” por fora. Essa receita eu adaptei de um livro do meu chef alemão preferido, Alfons Schubeck.

Ingredientes:

500 gramas de carne moída (pode misturar um pouco de carne bovina com suína ou fazer só com bovina se preferir)

Duas a três fatias de pão cortado em cubinhos

100 ml de leite

Sal e pimenta a gosto

Raspas de limão

Salsinha e cebolinha a gosto

1 repolho

1 cebola pequena

1 colher de sopa de manteiga

Se quiser, dá para variar os temperos, colocar um pouco de curry, gengibre, etc. Eu gosto de usar umas gotinhas daquele molho Maggi Würze que aqui em Blumenau tem na Stuttgart.

Modo de preparo:

Misture o pão com o leite e reserve.

Separe algumas folhas do repolho delicadamente para fiquem inteiras (a receita rende de 8 a 10 enroladinhos). Em água fervente com um pouco de sal, mergulhe as folhas (eu vou colocando duas por vez) e deixe por dois a três minutos, até que fiquem macias a ponto de poder fazer o enrolado. Reserve.

Pique a cebola e refogue na manteiga.

Misture o pão já amolecido no leite com a cebola refogada, a carne e os temperos. Mexa bem até ficar homogêneo.

Em cada folha de repolho coloque o recheio e feche a folha. Eu coloco o recheio (umas três colheres de sopa) naquela parte mais dura do repolho, depois coloco as laterais da folha por cima e vou enrolando. É importante ficar bem apertadinho. Depois, eu passo um barbante para garantir que não vai vazar nada.

Depois disso, você tem duas opções. Ou leva ao fogo em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e dá uma selada nos dois lados do enroladinho e depois deixa cozinhando por cerca de 30 minutos com um pouco de molho (nesse caso eu usei um molho de tomate que fiz com tomate, cebola e alho poró); ou então leva ao forno (eu só coloquei um pouco de azeite na forma e umas raspas de limão por cima), também por cerca de 30 minutos.

Um comentário sobre “Krautwickel (enrolado de repolho com carne)

Deixe um comentário