Bolo de aniversário (de alfarroba com ganache de chocolate amargo)

 

Bolo de alfarroba

Esse foi o bolo de aniversário do Otto deste ano. A festinha foi com o tema Mickey, por isso os bolinhos de Mickey em cima. É um bolo de alfarroba, adoçado com mel. Eu estou gostando de usar alfarroba porque ela é mais docinha que o cacau. Infelizmente não deu tempo de tirar uma foto do bolo cortado, porque ficou bem bacana. Eu fiz dois recheios: um de ganache de chocolate amargo com macadâmias (pode ser qualquer tipo de castanha) e outro de chantilly caseiro com ameixas. A cobertura foi de ganache e chantilly também. Fiz com três camadas. A receita rende um bolo de até quatro camadas em uma forma pequena, de 16 centímetros de diâmetro. Mas é bom assar em duas partes porque, do contrário, corre o risco de a massa vazar.

Uma dica para o chantilly não derreter é misturar um pouco de gelatina sem sabor. Como eu faço: derreto de 1/3 a meio pacotinho de gelatina sem sabor no banho maria (depois de hidratar conforme instruções da embalagem) e misturo com um pouco de nata. Coloco essa mistura na geladeira até começar a firmar. Depois, bato o chantilly (nata, um pouquinho de essência de baunilha e, se quiser mais docinho, uma colher de açúcar de coco) junto com essa mistura de nata e gelatina. Cuidado com o ponto para não virar manteiga.

Vamos à receita!

Massa
· 4 ovos
· 1/2 xícara de mel
· 1 xícara de alfarroba em pó
· 1/2 xícara de de óleo de coco
· 1 xícara de água quente
· 2 xícara de farinha de arroz
· 2 colheres de sopa de semente de linhaça
· 1 colher de sopa de fermento em pó
· Óleo de coco e canela em pó para untar a forma

Modo de preparo

Bata os ovos e o mel  na batedeira até dobrar o volume. Acrescente a alfarroba e o óleo e bata mais um pouco. Desligue o aparelho e junte a farinha e a água aos poucos. Quando a massa estiver homogênea, volte a ligar a batedeira em velocidade baixa. Desligue e junte a linhaça  e o fermento. Coloque na forma  untada com óleo de coco e polvilhada com alfarroba ou canela em pó e asse em forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos (ou faça o teste do palito). Espere amornar, desenforme e corte as camadas. Como eu falei antes, eu usei uma forma de 16 cm de diâmetro porque queria um bolo pequeno. Daria para fazer 4 camadas, dividindo a massa em duas para assar, mas acabei usando três camadas e uma para fazer os bonequinhos do Mickey.

Para o recheio de ganache:

Derreta em banho maria dois terços de uma barra de chocolate 70% cacau e misture com cerca de 250 gramas de nata. Acrescente as amêndoas ou macadâmias picadas.

Para o recheio de chantilly com ameixa:

Para fazer o recheio com ameixa eu hidrato a ameixa por alguns minutos na água e passo no mixer bem rapdinho só pra dar uma desmanchada. Aí misturo à nata um pouco antes de dar o ponto do chantilly para não ter problema de passar do ponto. Pode colocar uma colher de açúcar de coco se preferir mais docinho e umas gotinhas de essência de baunilha.

Para o chantilly da cobertura:

Faço da forma como falei lá em cima no texto, misturando com um pouco de gelatina para não derreter.

Montagem: 

Depois que massa esfriar, corte as camadas. Eu espalho um pouco de leite de coco em toda a massa antes de colocar o recheio para ficar mais molhadinho e grudar mais a massa com o recheio. Colocar uma camada de massa, uma de recheio de chantilly, mais uma camada de massa, uma de recheio de ganache e uma de massa, espalhando o leite de coco dos dois lados da massa. Depois do bolo montado, passar a ganache de chocolate (só chocolate 70% derretido misturado com nata). Esperei endurecer um pouco e coloquei o recheio de chantilly por cima.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s