Cheesecake de mel e crosta de amêndoas

IMGP0908

Em casa eu chamo essa torta de Käsekuchen, ou torta de queijo. Mas, a maioria das pessoas conhece como cheesecake. A diferença entre as versão alemã e a americana, no meu ponto de vista (por favor, se alguém tiver uma explicação mais técnica, me corrija!) é que a alemã é mais macia e menos doce. Eu acredito que isso se deve ao fato de a receita alemã usar queijo quark e a outra cream cheese. Bom, eu misturei um pouco de cada e esse foi o resultado. Adaptei a receita de recheio que a minha amiga Fernanda me passou. Misturei uma parte de quark e uma parte de cream cheese porque fiquei com receio que só com o quark o recheio não ficasse tão consistente. Não tinha certeza do efeito que a falta de açúcar (que substituí por mel) daria na receita. Mas, agora, acredito que daria tranquilamente de fazer só com quark ou só com cream cheese, fica ao seu gosto!

A massa eu não fiz aquela tradicional de bolacha. Eu fiz uma massinha super simples com farinha de amêndoas. Fica mais gostosa e bem mais saudável. Além disso, pode ser consumida por quem tem algum tipo de alergia ao glúten.

Para a calda, eu usei amoras frescas e cranberries desidratados. Não precisa adoçar porque o cranberry já faz esse papel.

Massa:

Ingredientes

1 xícara de farinha de amêndoas (se não achar pronta pode bater no liquidificador as amêndoas até virar uma farinha)

50 gramas de manteiga

1 gema

1 colher de sopa de açúcar de coco

Modo de preparo

Juntar todos os ingredientes até virar uma farofa. Espalhar em uma forma de fundo removível untada com manteiga.

Recheio:

3 ovos

1 pote de 300 gramas de queijo quark

1 pote de 150 gramas de cream cheese

(pode usar só quark ou só cream cheese se preferir)

2 colheres de sopa de mel

3 colheres de sopa de amido de milho

1 colher de chá de suco de limão

1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e espalhe sobre a massa na forma.

Asse em forno brando (160 graus) por cerca de 30 a 35 minutos ou até ficar firme.

Leve à geladeira

Calda:

Para a calda eu usei uma xícara de amoras frescas, umas três colheres de cranberries desidratados e um pouco mais de uma xícara de água. Coloquei tudo no fogo e deixei cozinhar uns 10 minutos. Adicionei uma ponta de colher de café de ágar-ágar (dispensável se você não tiver) só pra dar um pouquinho mais de consistência. Não adocei.

Um comentário sobre “Cheesecake de mel e crosta de amêndoas

Deixe um comentário

