Coxinha de batata doce assada

IMGP0285

É difícil alguém não gostar de coxinha, não é? Nessa receita, tentei criar uma versão com índice glicêmico menor (usando batata doce em vez de batata inglesa), sem a gordura da fritura (por isso fiz assada) e com ingredientes saudáveis (empanada com amaranto e gergelim). Além disso, não tem glúten (na massa, usei farinha de arroz).

Recheio

O recheio pode variar de acordo com o seu gosto. Eu não vou colocar a receita certinha aqui do recheio que eu fiz porque é legal usar os ingredientes que você gosta ou que tem em casa. Eu fiz com frango desfiado (só cozinhei o frango com alho, coentro e um pouquinho de sal e desfiei), cebola picadinha e aspargos picados. Para dar liga misturei meia colher de sopa de maizena com duas colheres de leite e cozinhei junto com o refogado.

Massa

2 xícaras de batata doce cozida e amassada

200 ml de leite

uma pitada de sal

1 gema de ovo

umas 7 a 8 colheres de sopa de farinha de arroz

azeite para “untar” as mãos na hora de modelar a massa

amaranto e gergelim para “empanar”

Modo de preparo

Levar as batatas cozidas e amassadas ao fogo com a gema, o leite e umas 4 colheres de farinha de arroz. Ir mexendo até a massa secar e desgrudar do fundo da panela. Desligar o fogo, esperar esfriar um pouco e juntar mais um pouco de farinha de arroz, até a massa desgrudar das mãos.

Modelar as coxinhas não mão untando as mãos com um pouquinho de azeite para não grudar. Para modelar as coxinhas é simples: abra um pouco de massa na mão, coloque o recheio, e faça uma bolinha, depois puxe uma pontinha para fazer o formato de coxinha.

Em um prato, misture o amaranto com o gergelim. Passe as coxinhas até cobrir bem e coloque em uma forma. Se usar forma antiaderente nem precisa untar. Leve ao forno (mais ou menos 200 graus) por uns 30 minutos ou até dourar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s