Tarte Tatin versão infantil (torta de maçã invertida, sem glúten e sem açúcar)

IMGP0271

A Tarte Tatin é uma receita tradicional francesa, no Brasil já vi gente chamando de “torta invertida”. Isso é porque ela é feita da forma inversa: o recheio vai por baixo e a massa por cima. Eu adoro fazer essa receita na versão “adulta”, mas ela leva muito açúcar. No fim de semana passado eu fiz e fiquei pensando em como poderia adaptá-la para o Otto. O resultado foi este! A massa ficou um pouco mais sequinha (a tradicional vai muita manteiga) e é claro que o recheio ficou bem menos doce porque só adocei com uma colher de sobremesa de mel. Mas o resultado ficou bem bom, o Otto comeu uma tortinha inteira de uma vez só.

Ingredientes:

Para o recheio:

2 maçãs

1 colher de sobremesa de mel

1 colher de sobremesa de óleo de coco ou manteiga para o “caramelo”

canela em pó

suco de meio limão

1/4 xícara de água

Para a massa:

1 xícara de farinha de arroz

1 colher de sobremesa de manteiga (para a massa)

1 pitada de sal

1 ovo

gotas de essência de baunilha

Rende três tortinhas pequenas. Para fazer em uma forma maior, dobre a receita.

Modo de preparo

Descasque as maçãs, corte em quatro partes, tire o caroço e corte em fatias. Misture as maçãs com o suco de limão para que não oxidem. Leve ao fogo o mel, a manteiga ou óleo de coco e a água. Quando começar a ferver, junte as maçãs e cozinhe até começarem a ficar macias. Polvilhe um pouco de canela.

Para a massa, misture todos os ingredientes e amasse até formar uma massa bem lisa e homogênea.

Eu usei três mini cocottes para fazer três tortinhas pequenas. Coloque as maçãs carameladas no fundo das forminhas untadas com um pouquinho de manteiga. Eu ainda coloquei uma colher de sobremesa de água em cada uma porque achei que tinha ficado pouco líquido (no forno ainda vai secar, então, se tiver ficado pouco líquido do cozimento, é bom acrescentar um pouquinho de água).

Abra a massa bem fina. Para abrir sem despedaçar a massa, eu coloquei um filme plástico em cima e outro embaixo e abri com um rolo por cima do filme. Corte a massa no tamanho da forma e coloque por cima do recheio, fechando bem a torta. Leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até a massa começar a dourar.

Tire do forno e desenforme ainda quente virando a forma em um prato. As maçãs vão ficar para cima e a massa em baixo, por isso o nome de torta invertida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s