Biscoito de água e sal e gergelim

IMGP0082
Embora eu ache super prático, até hoje não ofereci biscoito de água e sal industrializado para o Otto. Eu sei que daqui a algum tempo ele inevitavelmente vai experimentar, mas, enquanto eu puder oferecer outras opções mais caseiras e naturais, sem um monte de conservantes, corantes, aromatizantes, etc., melhor!

Então, fui atrás de uma receita de biscoito de água e sal. Achei uma receita bacana no site Materindade Colorida, mas fiz algumas mudanças para a minha receita. Eu usei metade de farinha de trigo e metade farinha de arroz (ainda quero testar só com farinha de arroz para fazer uma receita sem glúten. Se alguém fizer me conta como ficou!). Coloquei mais gergelim do que a receita original e bem menos água (a receita pede uma xícara, eu usei um terço). Ainda troquei o óleo por azeite de oliva.

Fica bem gostosa e crocante. Quanto mais fininha você conseguir abrir a massa, mais crocante vai ficar.

Vamos à receita!

Ingredientes:

1/2 copo de farinha de trigo
1/2 copo de farinha de arroz
4 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de gergelim
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de fermento
1/3 de xícara de água

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos. Acrescente o azeite e vá acrescentando a água aos poucos, até dar liga e a massa desgrudar da mão. Eu precisei de mais ou menos 1/3 de xícara de água. Depois, abra a massa em uma superfície enfarinhada. Corte com o cortador de sua preferência (eu usei um copinho). Leve a uma forma (eu usei antiaderente, então não precisei untar) e faça furos nos biscoitos com um garfo. Asse em forno médio por uns 15 minutos. Tem que ficar de olho porque assa bem rápido.

3 comentários sobre “Biscoito de água e sal e gergelim

Deixe um comentário

