Empadão com massa de grão de bico e recheio de bistequinha

IMGP0057

Para essa massa de grão de bico eu peguei a receita da Bela Gil. Achei que ficou muito boa, bem sequinha como uma massa de empadão mesmo. É legal porque vai pouquíssima gordura (uma colher) e não tem glúten. O recheio você pode variar e fazer como quiser. Outro dia eu fiz com frango, brócolis, abobrinha e cenoura. Dessa vez eu fiz com uma bistequinha desfiada. Eu cozinhei a bisteca na panela de pressão com cenoura, alho poró, tomate e cebola, um pouquinho de sal e pimenta, cobrindo com água, por 40 minutos. Ela já saiu se desfiando. Depois refoguei com cheiro verde e a própria cenoura do cozimento, brócolis e misturei um pouquinho do caldo com meia colher de maizena só para dar uma liga. Ficou uma delícia!

Com relação à massa, eu testei e dá para congelar. Fica bem boa para usar depois, é só deixar descongelar em temperatura ambiente.

Para a massa, os ingredientes são:

1 xícara de grão-de-bico cozido na água e sal (cozinhei 40 minutos na panela de pressão)
1 colher de sopa de ghee ou manteiga
1 colher de chá de sal
3/4 de xícara de farinha de arroz

O que eu fiz diferente da receita da Bela foi que não coloquei a cúrcuma porque eu não tinha em casa, mas deve ficar bom. Também não coloquei 1/4 de xícara de água gelada como na receita dela porque eu deixei um pouquinho (bem pouquinho) da água do cozimento do grão de bico para bater junto no liquidifcador.

Modo de preparo

Bati o grão de bico no liquidifcador com a ghee (ou manteiga). Depois, eu passei para um bowl e fui misturando a farinha de arroz. Vi que não precisava de mais água, por isso não acrescentei. A massa fica muito boa para manusear, parece uma massa de empadão mesmo, mas beeeem menos gordurosa.

Forre uma forma deixando um pouco de massa para cobrir (eu fiz em forminhas de muffin). Coloque o recheio, cubra e leve para assar por uns 30 minutos em forno médio.

3 comentários sobre “Empadão com massa de grão de bico e recheio de bistequinha

Deixe um comentário

