Biscoito salgado de castanha de caju com amaranto e geleia de caqui

IMGP9998

Que tal trocar aquele biscoito salgado industrializado da lancheira das crianças por esses biscoitinhos que levam ingredientes mais naturais como farinha de castanha de caju, amaranto e farinha de aveia?  E para acompanhar, uma geleia de caqui sem açúcar, deliciosa e super fácil de fazer?

Essa receita são duas em uma. É que achei que as duas combinaram tão bem que resolvi fazer um post só. Gente, os biscoitos ficaram muito bons, super crocantes, desmancham na boca. É bom armazenar em uma lata ou vidro bem vedado (se sobrarem!).

Eu inventei essa receita para aproveitar alguns tipos de diferentes farinhas porque queria acabar com os “restinhos” que tinha no armário. Mas, essas farinhas podem ser substituídas. Eu ainda quero testar com farinha de arroz, mas, como eu não tinha neste dia, acabei usando a de trigo. Se alguém fizer diferente, me conta como ficou!

Biscoito de castanhas e amaranto

Ingredientes

1/4 de xícara de farinha de castanha de caju (se você não encontrar a farinha, é só bater as castanhas no liquidificador até virar farinha)

1/4 de xícara de amaranto em flocos

1/4 de xícara de farinha de aveia

2/4 de xícara de farinha de trigo

4 colheres de sopa de azeite de oliva

1 pitada de sal

1 colher de sobremesa de fermento

quanto baste de água (mais ou menos umas 3 colheres de sopa).

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos. Adicione o azeite. Misture e acrescente aos poucos a água, até dar liga. Eu usei umas duas colheres de sopa. É bem pouco mesmo, então é bom colocar aos pouquinhos até a massa dar liga. Não vai ficar uma massa muito lisinha, ela fica meio esfarelenta mesmo. Depois, abra a massa em uma superfície enfarinhada bem fininha para ficar crocante. Corte como preferir (com cortadores de biscoito ou com a faca mesmo). Coloque os biscoitos em uma forma antiaderente e faça furos com um garfo. Leve para assar em forno médio. Agora tem que tomar cuidado, porque os biscoitos assam em questão de minutos. Tem que ficar de olho. Assim que começarem a dourar, já pode tirar do forno. Coloque em uma grade para esfriar e garantir que fiquem crocantes!

Geleia de caqui

Ingredientes:

3 caquis maduros

1 pontinha de colher de café de ágar-ágar (se não tiver, também não faz tanta diferença, a geleia só vai ficar menos firme).

canela em pau

água

Modo de preparo:

Descasque os caquis e tire as sementes. Coloque em uma panela com a canela e cubra de água. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando. Quando a água secar acrescente o ágar ágar e misture sempre até chegar na consistência de geleia (desgrudando do fundo da panela). Leve à geladeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s