Creme de cogumelos

IMGP9429

Eu li em diversos sites na internet que o cogumelo está entre os melhores alimentos para melhorar a imunidade. E nessa época do ano, nada melhor do que investir em alimentos que vão ajudar os nossos pimpolhos a enfrentar as mudanças de temperatura, não é? Eu criei essa receitinha de creme de cogumelos que pode ser tanto para os menores de um ano (usando a fórmula infantil), quanto para os maiores, que já podem consumir leite. Vamos lá!

Ingredientes:

1 xícara de cogumelos (aqui eu usei o shitake desidratado porque não encontrei cogumelos frescos essa semana no mercado. Mas, se você encontrar o cogumelo Paris fresco, é melhor. Só tem que higienizar bem e tirar os cabinhos)

2 batatas

2 xícaras de leite (ou fórmula infantil)

1/4 de cebola

coentro fresco para finalizar

azeite de oliva ou manteiga para refogar (eu estou usando a ghee, aquela manteiga clarificada, nas comidinhas do Otto. Em outro post mais pra frente eu vou falar sobre isso, mas se já quiser saber mais, aqui a Bela Gil ensina a fazer).

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas descascadas. Deixe os cogumelos hidratando até ficarem macios. Refogue a cebola picadinha, depois junte os cogumelos e refogue mais um pouco. Eu acrescento um pouquinho da água em que os cogumelos foram hidratados nesta fase, só pra não grudar na panela. Acrescente o leite e junte também as batatas cozidas. Assim que ferver desligue o fogo e passe no mixer. Eu gosto de deixar uns pedacinhos de cogumelo para o Otto mastigar. Mas para os bebês que ainda não conseguem mastigar, pode até bater no liquidificar. Os cogumelos e as batatas que vão dar a consistência a este creme. Então, se quiser mais consistente, pode colocar mais uma batata. Mas eu gosto da textura dele assim mesmo.

Depois de bater, leve novamente ao fogo até ferver, mexendo para não grudar no fundo. Depois, é só servir com um pouquinho de coentro picado em cima. Eu sei que tem muita gente que não gosta de coentro, mas eu acho que dá uma refrescância ótima a este prato e combina super bem com os cogumelos. Porém, você pode substituir por salsinha ou outro tempero da sua preferência.

3 comentários sobre “Creme de cogumelos

Deixe um comentário

