Geleia de damascos (sem açúcar, com ágar ágar)

IMGP9012

Esta geleia é uma opção para passar no pão, usar como recheio de algum bolinho ou misturar com frutas cozidas, como pêra. Ela não leva açúcar, apenas o damasco e, para espessar um pouco, eu uso uma pitadinha de ágar ágar.

Para preparar, basta cortar os damascos em quatro partes e cozinhar bem, durante mais ou menos uma hora, mexendo sempre e colocando um pouquinho de água. No final, quando os damascos já estiverem bem macios e desmanchados, eu coloco uma pontinha de colher de ágar ágar para espessar e deixo cozinhar por mais uns três minutos.

Pelo que eu tenho pesquisado, se usa a proporção e uma colher de chá de ágar ágar para uma xícara de líquido (ou do que você quiser espessar). Mas eu achei essa proporção meio exagerada, porque pode ficar com muito gosto do ágar ágar, que não é bom.

Na verdade, eu ainda estou testando o uso do ágar ágar. Se alguém tiver dicas de como usar pode deixar aí nos comentários! Eu já tentei usar como gelatina, mas acabei colocando demais e o gosto ficou muito forte. Acho que ele é mais um espessante do que uma gelatina.

Já li muito sobre os benefícios desse produto, feito a partir de algas. Só tem que cuidar para não exagerar, porque ele é composto por 94,8% de fibras solúveis. Ou seja, tem que ter parcimônia ao oferecer para as crianças para não “soltar” muito o intestino. Eu já li que o poder gelidificante do ágar ágar (também chamado de gelatina vegetal) é dez vezes maior que o da gelatina convencional. Mas isso eu confesso para vocês que eu ainda não consegui comprovar.

Além disso, ele não necessita ir à geladeira para ficar firme e também não derrete em temperatura ambiente, como a gelatina comum. Enfim, é uma opção natural para espessar as geleias ou gelatinas!

Deixe um comentário

